Professor do curso de Medicina Veterinária recebe homenagem por suas contribuições à profissão
“Foi com muita honra que recebi a maior comenda da Medicina Veterinária pernambucana, homenagem que me comoveu, porque ao longo dos anos me dediquei às pesquisas que beneficiam o pequeno produtor do semiárido”, disse o professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Luiz Maurício Cavalcante Salviano, que foi agraciado com o Prêmio Wanderley Braga, a maior comenda da Medicina Veterinária em Pernambuco. O prêmio foi concedido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE), na última segunda-feira (9), data em que se comemora o Dia do Médico Veterinário.
A premiação acontece anualmente e é destinada a um profissional que se destaca por sua atuação e contribuição à classe durante a carreira profissional. Esta foi a primeira vez que um médico veterinário que atua no sertão do estado recebeu a comenda. Professor Salviano recebeu a homenagem numa solenidade realizada na sede do CRMV-PE, em Recife, durante a abertura da “Semana do Médico Veterinário 2013”.
Luiz Salviano tem dedicado seus estudos às pesquisas que podem favorecer os pequenos produtores do semiárido. Segundo o pesquisador, a intenção é capacitar os agricultores, através das novas tecnologias desenvolvidas. “Ao capacitar os produtores, reduzimos, a pequenos passos, a desigualdade dos nordestinos”, explicou. Uma de suas contribuições foi o estudo sobre a “maniçoba”, uma espécie que era considerada tóxica e após a realização de pesquisas o professor comprovou que a planta serve para alimentar os animais.
Em 2006, Salviano passou a integrar o corpo docente da Univasf. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), ele fez mestrado em Animal Science, pela North Carolina State University, nos Estados Unidos; e doutorado em Energia Nuclear na Agricultura, pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, o professor desenvolve uma ação extensionista com alunos do curso de Medicina Veterinária na comunidade de Tanquinho do Poço, em Senhor do Bonfim (BA). O projeto promove atividades de capacitação dos pequenos produtores de gado de leite daquela região.
Karine Nascimento
Assessoria de Comunicação
Foto : Arquivo pessoal
Nenhum comentário