ANUNCIANTES

Secretaria de Agricultura de Jaguarari realiza entrega de cartões do programa “Garantia Safra” para agricultores do município.


Na manhã deste sábado (10/08) a secretaria de Agricultura de Jaguarari esteve realizando a entrega de cartões do programa do Governo Federal “Garantia Safra”, segundo o secretário Zé de Souza cerca de 1.300 (um mil e trezentos) agricultores participam deste programa em Jaguarari.

A entrega dos benefícios foi realizada por um representante da Caixa Econômica Federal e funcionários da Secretaria de Agricultura.

O secretário Zé de Souza citou a grande importância deste programa para os agricultores de Jaguarari “Ele é de fundamental importância para o homem do campo e ao mesmo tempo para o município, é um dinheiro que vem para o homem do campo que perdeu sua safra, perdeu sua fonte de renda, esse dinheiro só corre pelo homem do campo e é injetado na economia do município e levanta e resgata o poder de vender do comercio”.

O secretário também falou sobre as ações da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, em apoio aos agricultores do município que tiveram perdas em sua safra, como a distribuição de sementes, limpeza de barragens, preservação dos poços já abertos, abertura de novos poços e entre outras ações.

Sobre o Programa

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste do país, na área norte do Estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área norte do Estado do Espírito Santo ― área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), majoritariamente Semiárida ― que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da SUDENE façam adesão ao GS.

Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência com o Semiárido, receberão a indenização prevista pelo Garantia-Safra diretamente do governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

O valor do Garantia-Safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo GS são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra. (MDA)

Portal Jaguarari


CONFIRA O VÍDEO, ONDE O SECRETÁRIO ZÉ DE SOUZA FALA SOBRE O PROGRAMA GARANTIA SAFRA :

http://www.youtube.com/watch?v=63zx-rmvOho&feature=youtu.be

Um comentário:

  1. Parabéns Secretario e Prefeito é assim que se trabalha pensando em todos.
    O comercio de Jaguarari agradece a vcs.

    ResponderExcluir