ANUNCIANTES

Brasileiro discute fornecimento de milho a agricultores em encontro na Casa Civil


O deputado Carlos Brasileiro (PT) se reuniu nesta quarta-feira (28) com a coordenadora de Acompanhamento de Políticas Sociais da Casa Civil do governo da Bahia, Fernanda Yanase. Eles discutiram sobre o fornecimento de milho, a preço subsidiado pelo governo, para ração animal, que vem sendo garantido a criadores dos municípios do Piemonte Norte do Itapicuru. Na região, o produto é disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e governo estadual, através de armazém implantado no município de Ponto Novo.

Brasileiro obteve informações quanto a requisição de fornecimento de novos volumes para os produtores da região, que ainda sofrem com os efeitos da última estiagem. Fernanda Yanase informou que o Governo da Bahia adquiriu mais 20 mil toneladas de milho, que serão fornecidos nas próximas semanas em todas as regiões do estado, e que depende apenas da liberação de cadastro e de ajustes de logística. Quanto às 200 toneladas referentes ao déficit do último estoque, que foi disponibilizado pela Conab, o deputado entrará em contato com órgão federal para tentar ajustar a questão.

O deputado Carlos Brasileiro destacou a preocupação do secretário da Casa Civil, Rui Costa, na garantia do atendimento ao pleito dos criadores, e que o mesmo não tem medido esforços, mesmo com as dificuldades no fornecimento por parte dos grandes produtores e também de logística para beneficiamento e distribuição, já que o Estado, normalmente, é exportador e não importador de milho. No mercado, a saca do grão sem subsídio chegou a ser vendida por até R$ 50, enquanto a saca subsidiada custa R$ 18. Os recursos gerados com a comercialização são destinados ao custeio de logística e à compra de volumosos (outros tipos de ração) para complementar a alimentação dos rebanhos.

Assessoria de Comunicação 
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro

Nenhum comentário