ANUNCIANTES

5ª Conferência Estadual das Cidades chega ao último dia com a presença do Governador Jaques Wagner

Com o objetivo de promover o debate em torno do desenvolvimento urbano no nosso Estado, a 5ª Conferência Estadual das Cidades da Bahia chega ao último dia de atividades nesta quinta (08), no Centro de Convenções de Salvador. O evento, que conta com a participação de cerca de 1300 delegados eleitos nas mais de 250 Conferências Locais realizadas nos municípios baianos, contará com a presença do Governador Jaques Wagner no fechamento do evento.

Além da presença do Governador, a 5ª Conferência Estadual das Cidades da Bahia encaminhará as demandas dos segmentos sociais para a Conferência Nacional, que ocorre em novembro, em Brasília, além de deliberar as diretrizes das políticas públicas que deverão ser estudadas pelo governo estadual. 

Organizada pelo Governo do Estado da Bahia, através do Conselho Estadual das Cidades da Bahia (ConCidades/BA) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, a 5ª Conferência Estadual das Cidades é uma alternativa democrática e participativa para a discussão dos temas concernentes à mobilidade, espaço urbano e rural, habitação, saneamento, entre uma série de outros assuntos de interesse público.

Além de tratar dessas questões, a 5ª Conferência Estadual das Cidades da Bahia tem contado com uma programação que reconhece a importância do aspecto cultural do nosso estado. Os convidados têm acompanhado atrações que também dão espaço ao discurso democrático, com expressões artísticas variadas, como samba de roda, teatro, capoeira, música, dança, circo entre uma série de outras manifestações culturais.

Na abertura do evento, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, liderou a mesa em que estiveram presentes o Secretário da Casa Civil, Rui Costa, o representante do Ministério das Cidades, Celso Carvalho, o Secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, a Secretária de Desenvolvimento Social, Moema Gramacho, a representante nacional do ConCidades, Jurema da Silva Constância, o representante da bancada baiana na Câmara dos Deputados, Amaury Teixeira, o representante do Poder Legislativo, Yulo Oticica, dentre outras autoridades.

A programação da 5ª Conferência Estadual das Cidades da Bahia teve continuidade na terça (06), quando o destaque da manhã foi a Conferência Magna, que contou com a participação de Márcio Pochmann, economista e presidente da Fundação Perseu Abramo. No mesmo dia, os delegados participaram dos grupos de trabalho por eixo temático. Foram quatro palestras seguidas por debates, além de apresentações das propostas nos âmbitos estadual e federal.

Na última quarta-feira (07), a 5ª Conferência Estadual das Cidades promoveu diversas eventualidades importantes, sendo marcado como o dia em que o conceito de democracia participativa foi ainda mais colocado em prática. Dentre as atividades, a reunião dos segmentos por Território de Identidade, as atividades de formação, além das plenárias dos segmentos.

Ascom/Sedur

Nenhum comentário