ANUNCIANTES

PROJETO CISTERNAS: CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO JAGUARARIENSE


O Centro de Cultura e Assistência Social da Paróquia de Jaguarari – CECASP, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social em Combate a Pobreza – SEDES, executa no município de Jaguarari o Projeto Cisternas. Quase 90% das construções para esta 1ª etapa já estão concluídas. Esta tecnologia vem trazendo um novo conceito de vida, baseado na certeza de que não é possível combater a seca, mas é possível lidar com os efeitos causados por ela, com vistas a assegurar a convivência com o semiárido.

As famílias contempladas do projeto, selecionadas com o apoio da Comissão Municipal da Água, recebem a cisterna após participarem do curso de GRH – Gerenciamento de Recursos Hídricos (capacitação de famílias beneficiárias).

Nesses cursos, famílias são instruídas por monitores selecionados e capacitados para que de forma dinâmica e interativa divulguem maneiras de como cuidar, preservar e higienizar a cisterna, bem como lidar com a água que será captada do telhado da própria residência.

O contemplado deve residir na casa; as famílias devem estar no perfil bolsa família. Além disso, há os critérios de prioridade no atendimento: famílias com maior número de crianças de 0 a 07 anos; ou com crianças de 07 aos 12 anos que freqüentam a escola, famílias que apresentem maior número de idosos ou pessoas portadoras de necessidades especiais.

Para melhor conforto dos beneficiários e a fim de assegurar a durabilidade e qualidade da água a ser consumida, a cisterna é construída a 01 (um) metro da casa, possuindo tampa com cadeado e a bomba manual para a retirada da água. Deve-se evitar a construção próxima a fossas para fins de redução do risco de contaminação, ou mesmo, deve-se evitar a construção da cisterna próxima a árvores que, por causa das raízes, eventualmente danifiquem a estrutura da tecnologia.

O processo de distribuição de material de construção das cisternas é acompanhado pelos Animadores do Projeto, profissionais que facilitam o desenvolvimento das construções e fazem cumprir os critérios precisos ao atendimento das famílias.

Projeto Cisternas (convênio nº. 229/2012). Financiamento: Governo Federal e Governo do Estado da Bahia. Realização: Secretaria de Desenvolvimento Social em Combate a Pobreza e Centro de Cultura e Assistência Social da Paróquia de Jaguarari.

Nenhum comentário