ANUNCIANTES

Emancipação de Igara e Pilar será tema do programa Conversa Franca da Rainha FM deste domingo

Foto : Distrito de Pilar
Domingo, 14 de julho, ás 11h da manhã, na rádio Rainha FM de Senhor do Bonfim, programa “Conversa Franca”. As principais notícias do dia, um resumo dos fatos mais importantes da semana, e em debate o tema “emancipação política”.

Análise das condições apresentadas por IGARA, distrito de Senhor do Bonfim e PILAR, distrito de Jaguarari, quanto a seus pleitos por emancipação.

Debatem: o vereador bonfinense, Ivan Barbosa, o Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Jaguarari, Gilberto de Oliveira.

PROGRAMA CONVERSA FRANCA. Apresentação e mediação: Cosme Bonfim. Reportagens: Day Bonfim.

5 comentários:

  1. Acho que essa emancipação de Pilar está muuuuuito longe de acontecer!

    ResponderExcluir
  2. O debate e a liberdade de expressã, de opinião e propostas é um direito ligitimo na sociedade democrática. O processo emancipatório, se buscar-mos um ponto no fio da história, chegaremos as "Comunas Independentes de Paris". Na atualidade, o tema é de grande importância, pois reflete a expectativa popular de emacipação e independência. O projeto de lei disicutido e aprovado no Congresso Nacional determina primeiramente a aprovação de uma lei em cada estado para regulamentar o processo de emencipação, aponta para um processo que envolva todos nas comunidades inseridas com consultas, debates e audiências públicas, bem como, apresentação inicial do estudo de viabilidade socio-econômico com objetivo de avaliação e reflexão do pleito encaminhado, pois o "município-mãe" não pode ficar prejudcado no processo. Não é um processoo simples, e sim complexo no sentido direto da política insitucional territorial. É ainda, na sua complexidade político-social, pois emana do seio da sociedade uma vontade popular e não interesses escusos como no passado próximo, onde os "coronéis da política, fazia um documento segundo aos seus interesses, e assim, efetivava a criação de seu "reduto eleitoral". Acredito que o tempo são outros, mesmo ocorrendo o esfacelamento do modelo de gestão no berço da democracia, a chamada "Grande Grécia". Então assim, o caminho se faz caminhando! Se exitir mesmo a essa vontade da emancipação, o tempo realmente é quem vai dizer!!

    ResponderExcluir
  3. Pilar tem mesmo que se emancipar. Nossos recursos devem ficar aqui. Se vcs olharem, nós já somos uma cidade e mais desenvolvidos do que Jaguarari, nada mais justo.

    ResponderExcluir
  4. pilar só mora gente de fora e agora que a mina tá mandando o povo embora,aí que vai demorar esta emancipação mesmo..vai virar cidade fantasma!!

    ResponderExcluir
  5. EU SEMPRE CONCORDEI COM A EMANCIPAÇÃO DE PILAR. MAS HOJE ESTOU VENDO QUE SE PILAR VIRAR CIDADE VAI SER UMA CIDADE FANTASMA LOGO LOGO, POIS O MINERIO JÁ ESTA ACABANDO, A MAIOR PARTE ESTA VINDO DA MINA SURUBI QUE JÁ FICA EM OUTROS MUNICIPIOS ALEM DE JAGUARARI, E COM A DEMISSÃO DE FUNCIONARIOS É QUE FICA CADA DIA MAIS DIFICIL. EU FICO TRISTE QUERIA TANTO A EMANCIPAÇÃO DE PILAR PARA ACABAR COM A VACA DE LEITE DE MUITOS PREFEITOS DE JAGUARARI QUE SÓ PEGAM O DINHEIRO PARA SE.POUCAS COISAS FORAM FEITAS COM O DINHEIRO DE PILAR NO MUNICIPIO INCLUSIVE O PROPIO PILAR

    ResponderExcluir

dsd