Jaguarari: procura pela vacina contra a pólio está dentro do esperado
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite entrou em sua 34ª edição neste ano de 2013. Em Jaguarari, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou dezenas de postos de vacinação espalhados pela sede e o interior do município, para facilitar a imunização de crianças entre 6 meses e menores de 5 anos.
A ação começou no sábado (8), com o Dia D de mobilização nacional, e vai até 21 de junho.
Izabela Priscilla, Secretária de Saúde, considera satisfatória a procura para atualização do calendário de vacina de crianças deste município. “Temos tido uma procura dentro do esperado e até o final da campanha, acredito que termos atingido a nossa meta de vacinar 2005 crianças do nosso município”, disse.
Izabela lembra ser importante que os pais não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema seqüencial, que é a pólio infantil.
Poliomielite
A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3). É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaleia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.
Prevenção Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite, mas somente a prevenção, por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite.
A vacina é extremamente segura, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos, como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.
Foto: Clédson Carvalho
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Nenhum comentário