ANUNCIANTES

Governo Municipal se reúne com moradores para tratar sobre obras de pavimentação nos bairros Mutirão e Mata Funda.


As últimas chuvas que caíram sobre Jaguarari, especialmente no mês de abril, interromperam uma longa estiagem. No entanto, a mesma água, que animou a população com a possibilidade do fim da seca, provocou alguns estragos, como: deterioração de estradas vicinais, destruiu calçamentos, alagou, destruiu ou comprometeu residências. E para evitar danos maiores, a Prefeitura Municipal de Jaguarari implantou ações emergenciais, a exemplo de recuperação de áreas atingidas e escavação de valas para escoar a água, principalmente em ruas e bairros da Sede onde os estragos foram mais concentradas, casos de Mutirão e Mata Funda.

Sentindo-se prejudicada no seu direito de ir e vir, a senhora JAQUELINE MARTINS DA SILVA E SILVA, entrou com uma reclamação formal, junto a Promotoria Publica da Comarca de Jaguarari, alegando que as valas abertas pela Prefeitura, para o escoamento da água da chuva, estariam dificultando o acesso a sua residência, como também, impedindo que o veículo de propriedade de seu esposo, usado para trabalho, fosse retirado de sua garagem normalmente, além de impossibilitar que uma parenta sua já idosa e deficiente visual, receba os cuidados médicos necessários.

Assim, na noite de terça-feira, 21 de maio, em reunião de membros do governo municipal com moradores dos bairros Mutirão e Mata Funda, foram prestados esclarecimentos acerca de medidas emergenciais tomadas pelo governo municipal, em auxilio as vítimas das enchentes, e também das obras de pavimentação dos bairros Mutirão e Mata Funda.

O Secretário Antônio Carlos Xavier, lamentou que algumas informações pessoais da denunciante, prestadas ao Ministério Público, não condizem com a realidade, já que em sua manifestação, a reclamante, relata ser moradora do Bairro Mutirão, quando na verdade reside no bairro Padre Eugênio. Na mesma peça, ela cita condição de uma parente idosa e deficiente visual, que necessita freqüentemente de cuidados médicos. No entanto, a referida senhora encontra-se na fazenda Melancia.

Mas em atenção ao caso, informou que a Prefeitura tomara as medidas cabíveis para evitar eventuais transtornos ocasionados, comentando a construção de uma rampa no local para facilitar o acesso de pedestres e a retirada do veículo.

Questionado por populares se as valas abertas serão tapadas o secretário disse que irá depender de estudos técnicos que assegurem que não há mais riscos para os moradores em caso de outra chuva forte.

Durante a reunião, também foram abordada as obras de pavimentação de drenagem nos bairros Mutirão e Mata Funda.

Xavier informou que inicialmente será feito um canal para a drenagem da água, que deverá ocupar área entre a Rua Laurentino Nunes, passando pela Rua Goiânia até chegar a ferrovia. Os terrenos e imóveis que estiverem nesse itinerário serão indenizados. Informou ainda, que durante a execução dos trabalhos haverá interrupção do abastecimento de água via tubulação, já que serão feitos serviços de terraplanagem e alguns canos da tubulação poderão ser removidos.

Xavier destacou ainda que algumas calçadas, que foram construídas irregularmente, invadindo a via pública serão removidas para a colocação do pavimento.

Cléia Queiroz, Secretária de Desenvolvimento Social, disse que com alguns adicionais no projeto inicial da obra, como o canal de drenagem, prorrogarão a conclusão da ação, que deve ultrapasse o ano de 2014. 

Solange Martins, assessora técnica de obras, esclareceu que para a execução das obras de pavimentação dos bairros supracitados, a prioridade da empresa responsável é contratar mão- de - obra dos moradores das localidades beneficiadas.

Presentes na reunião, o Vereador Valdemilson e o Secretário de Administração José Roberto destacaram o empenho do governo municipal em oferecer aos jaguararienses melhores condições de vida e rebateram comentários de opositores que afirmam que a pavimentação e drenagem dos bairros Mutirão e Mata Funda não seriam feitos.

Por fim, Zé Roberto creditou os alagamentos ocorridos pelas chuvas à falta de acompanhamento por parte da Prefeitura, a época em que os bairros surgiram. “Os antigos governos foram negligentes ao não oferecem aos moradores destes bairros, projeto de urbanização, o que acabou por ocasionar todo esse transtorno. Mas o governo de seu Antônio vai corrigir essa falha”, concluiu.

Assessória de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari

Nenhum comentário