Profissionais da Codevasf acompanham ações do Água para Todos em Morro do Chapéu (BA)
Com o objetivo de acompanhar o processo de instalação de cisternas de abastecimento humano do programa Água para Todos e ouvir a opinião dos beneficiários, o coordenador-geral programa na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Carlos Hermínio Oliveira, realizou visita às comunidades de Tamboril, Pinhões e Brejões, localizadas no município de Morro do Chapéu (BA). Técnicos da Codevasf e da empresa responsável pela instalação das cisternas também participaram da visita.
O técnico de campo Elton Marques, funcionário da empresa contratada para implantar os reservatórios, afirma que a equipe foi bem recebida pelos membros das comunidades, que se mostraram satisfeitos com os benefícios. “Alguns foram agraciados com chuvas que ocorreram de forma esparsa, não contemplando em totalidade os povoados, mas garantindo já alguma reserva de água doce”, relata.
No início da execução do programa havia a previsão de que 643 reservatórios seriam instalados em Morro do Chapéu, mas diante da necessidade do município esse número subiu para 1.293 – destes, 1.149 já estão em funcionamento. A visita da equipe do Água para Todos serviu para que o coordenador do programa avaliasse a necessidade de instalação de mais 400 cisternas na área de Morro do Chapéu. Novos estudos ainda devem ser realizados para confirmar essa demanda e, a partir daí, iniciar-se um novo cronograma de instalação de reservatórios. Cada cisterna pode armazenar 16 mil litros de água, quantidade necessária para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.
O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e tem como principal meta universalizar o acesso a água entre a população rural do semiárido brasileiro. Um de seus objetivos é promover a instalação de 750 mil cisternas de abastecimento humano até 2014. Deste montante, a Codevasf deverá instalar 160 mil. A indicação dos beneficiários do programa é responsabilidade de Comitês Gestores Municipais, compostos por representantes da sociedade civil, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas e poder público municipal.
Os Comitês devem observar em suas indicações as diretrizes do programa: os beneficiários devem ser famílias residentes em áreas rurais, em situação de extrema pobreza ou pobreza, com carência de acesso a água, renda per capita de até R$ 140,00 e inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal. Aposentados que vivam exclusivamente da renda previdenciária também podem ser beneficiados, mesmo que possuam renda per capita familiar superior a R$140,00.
Ascom Codevasf
Nenhum comentário