ANUNCIANTES

Descaso com a saúde em Poço de fora interior de Curaça-BA

Desde meado de março, Poço de Fora encontra-se sem enfermeiro ou atendimento médico. As pessoas que possuem condições de bancar tratamento particular ou tem carro próprio não sentem tanto o desfalque, mas isso não acontece com a maioria da população, várias delas residentes em fazendas vizinhas, que encontram dificuldades ate de virem até o distrito. São jovens, adultos e idosos que penam e carecem de cuidados.

Atilana Vieira, uma senhora de mais de 80 anos, que tem deficiência física e mental, vive prostrada em uma cadeira de rodas necessitando que lhe façam acompanhamento médico e curativos diários, mas ao invés disso, foi esquecida por os funcionários da unidade de saúde desde a saída da Drª Ionara Maria, que lhe visitava freqüentemente. Outros casos são os das gestantes que não estão tendo o devido acompanhamento. Alecsandra Nunes, uma jovem em início de gestação sequer teve a primeira consulta que lhe é de direito. Afim de regularizar a situação, no último sábado (30), recorreu-se ao representante local conhecido como Vilé, para que fosse disponibilizado um carro que levaria ela e outra gestante à sede do município onde iriam procurar atendimento no hospital. Na ocasião, Vilé disse que o procurasse na segunda durante o dia. E assim foi feito, mas para sua tristeza, o carro que supostamente teria vaga para levá-la estava completo, tendo vaga apenas para a quinta-feira da semana seguinte. Na mesma segunda, como não se tinha algum endereço de email ou como manter qualquer tipo de contato com a pessoa responsável por esta área, foi enviado um email para a acessória de comunicação relatando o caso e pedindo alguma providência. E se, caso não fosse de sua alçada, que encaminhasse para o setor responsável a fim de se ter ao menos uma resposta que é claro não foi dada.

Na terça pela manhã, ligou-se para a pessoa responsável pelos postos de saúde nos distritos que informou não haver previsão para contratação de médico e disse ainda, quando perguntada sobre a enfermeira que deveria estar atuando no distrito, que a primeira colocada (MARCIA REJANE RODRIGUES DA SILVA ) teria desistido e que enquanto não notificasse a segunda colocada (SIMONE FREIRE DE CARVALHO), estariam atrás de (JOSE ROBERTO FERNANDES DOS SANTOS) que passou em terceiro lugar e era o antigo enfermeiro contratado na gestão de Salvador Lopes, que diga-se de passagem, não agradou boa parte da população do distrito por sua falta de profissionalismo. Disse ainda que não iria disponibilizar qualquer tipo de veículo para o transporte pois, fazendo isso em Poço de Fora, teria de fazer em todo o município... que se por acaso ela conseguisse um carro para se deslocar até a sede, veria o que poderia fazer por ela.

Esse é um entre tantos descasos vistos no município. Infelizmente, espera-se imparcialidade quanto a atuação do gestor e de seus colaboradores mediante a população, mas não é isso que se ver. Enquanto nega-se transporte para as gestantes terem seu acompanhamento médico, a ambulância do distrito é cedida para terceiros irem ao cemitério fazer visitar de cova (que é claro, é veementemente negado ou dito ser desconhecido o fato).

Fonte : Portal PDF

Nenhum comentário

dsd