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Telefônica Brasil: rentabilidade cresce no 4º trimestre de 2012‏


A Telefônica Brasil divulgou hoje junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o balanço financeiro relativo ao quarto trimestre de 2012, que inclui os resultados obtidos com os serviços fixos e móveis da companhia. No período, o EBITDA(resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de R$ 3,9 bilhões, representando crescimento anual de 16,5% e margem de 43,3% - o maior nível desde a integração da Companhia – no 4º trimestre. No ano, o EBITDA foi de R$ 12,7 bilhões, 5,6% superior ao valor de 2011.
A performance está relacionada ao crescente foco na rentabilidade de serviços e produtos ofertados ao cliente. Também é fruto da liderança sustentável nos segmentos de maior receita, como o celular pós-pago, placas de dados móveis e voz fixa para corporações.
"Tivemos um ano marcante de realizações, como a integração das marcas Telefônica e Vivo, a inauguração do Data Center de Tamboré e a aquisição do bloco mais importante do leilão 4G", afirmou o presidente da Telefônica Brasil, Antonio Carlos Valente. A empresa também ampliou sua área de cobertura, levando tecnologia 3G a mais de 3.100 cidades brasileiras, mais que a soma de todas as demais operadoras.
A empresa fechou o 4º trimestre de 2012 com 91,1 milhões de acessos, 4,9% a mais que o mesmo período de 2011. Os serviços móveis totalizaram 76,1 milhões de acessos, enquanto o negócio fixo (telefonia e banda larga fixas e TV por assinatura) somou 15 milhões.
A companhia consolidou ainda sua liderança no segmento pós-pago, com participação de 36,9% no 4º trimestre de 2012, e no segmento de placas de dados móveis, com 47,2% de market share. A receita móvel registrou avanço anual de 10,7% no trimestre. Do total de adições líquidas móveis em 2012, 58,6% foram de planos pós-pagos, consolidando um melhor mix de clientes.
Ao mesmo tempo, diversos fatores resultaram em um aumento eficiente de recargas. O volume financeiro de recargas cresceu anualmente 14%, frente a uma expansão de 3% na base de clientes pré-pagos. 
A Telefônica Vivo registrou, também, incremento de 4,9% nos acessos de voz fixa no segmento corporativo em relação ao último trimestre de 2011. Já no mercado M2M (machine-to-machine), a empresa conquistou o dobro de clientes obtidos no 4º trimestre do ano anterior, totalizando 1,2 milhão de acessos. Este avanço alçou a empresa ao segundo lugar do segmento.
Já os acessos de banda larga fixa totalizaram 3,7 milhões clientes no último trimestre de 2012. O crescimento de 2,8% em relação ao ano anterior foi impulsionado pelo aumento da conexão em fibra. O serviço Vivo Fibra fechou o ano com 112 mil acessos.
Investimento garante qualidade
A TelefônicaVivo seguiu em 2012 com foco na rentabilização do cliente e na busca da satisfação com os serviços oferecidos. Prova disso é a performance no IDA (Índice de Desempenho de Atendimento, apurado pela Anatel/Agência Nacional de Telecomunicações), em que a empresa ocupa a primeira posição em 43 dos 44 meses acompanhados pelo órgão. Esses resultados são reflexos dos investimentos feitos em sistemas, rede e no relacionamento com o cliente. 
O investimento acumulado no ano atingiu R$ 6,1 bilhões. Desconsiderando os valores das licenças adquiridas nos dois anos, houve um crescimento de 2,8% nas inversões de 2012 em relação a 2011. Dentre outras coisas, a empresa utilizou os recursos para ampliar a capacidade e garantir a qualidade da rede, frente ao crescimento do tráfego de voz e dados móveis, que foi de 19,7% no trimestre sobre o volume de igual período de 2011.
Em 2012, a receita operacional líquida atingiu o valor de R$ 33,9 bilhões, 2,3% superior a 2011. No 4º trimestre, o crescimento foi de 5,3% relativamente ao trimestre anterior, totalizando R$ 8,9 bilhões. O lucro líquido do último trimestre de 2012 manteve-se estável em relação ao mesmo período do ano anterior e 57,6% maior em relação ao 3º trimestre de 2012. Assim, no trimestre, o valor atingido foi de R$ 1,47 bilhão, enquanto que no ano a cifra chegou a R$ 4,45 bilhões.
Foco em novos negócios
No quarto trimestre, a receita de dados e de SVAs (Serviços de Valor Adicionado) respondeu por 29% da receita líquida de serviços móveis. Foi registrada uma variação positiva de 17,3% na comparação anual, principalmente devido ao aumento das vendas de planos de dados 3G e 3G Plus e de pacotes de dados para clientes pré-pagos.
A receita de internet móvel avançou 21% na comparação anual e 11% na trimestral, respondendo por mais da metade da receita de dados do acumulado de 2012. Outro destaque das receitas de dados e SVAs foi o serviço de e-health, lançado no último trimestre de 2011. O serviço Vivo Direto (push to talk) também demonstrou vigoroso desempenho com incremento anual superior a 100% face a um aumento de 34% na base de clientes.
"Os resultados alcançados em 2012 demonstram nossa preocupação com cobertura de qualidade e inovação", atestou Paulo Cesar Teixeira, diretor-geral da Telefônica Brasil. Segundo ele, "o investimento em inovação tem feito com que a empresa apresente ao mercado serviços diferenciados nas áreas financeira, saúde, educação e M2M".
Telefônica|Vivo
Assessoria de Imprensa/ Territorial Bahia e Sergipe

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