5º Festival Regional do Umbu supera as espectativas otimistas dos organizadores
No último final de semana na cidade de Uauá, aconteceu o 5º Festival Regional do Umbu, realizado pela Cooperativa Agropecuária de Canudos, Uauá e Curaçá – COOPERCUC, espaço para os produtores e agricultores familiares comemorarem a safra do Umbu e os benefícios alcançados a partir das práticas de beneficiamento e comercialização da fruta na perspectiva da Convivência com o Semiárido.
Em meio a apresentações culturais da região, valorizando as manifestações populares e os artistas locais e das cidades que compõe a Coopercuc, Canudos, Uauá e Curaçá, foi marcante a presença dos expositores cooperativista de várias regiões do país e órgãos do Governo do Estado. A 5ª edição do Festival do Umbu da cidade de Uauá, no sertão baiano, realizada nos dias 22, 23 e 24, deste mês, superou as expectativas otimistas dos organizadores.
O 5º Festival teve o objetivo de inserir os produtos no mercado nacional e internacional e difundir as ações do cooperativismo, além de servir como uma vitrine para os resultados do trabalhos dos agricultores familiares. É um evento de dimensão muito extensa com apoio dos governos municipal (Uauá, Canudos e Curaçá), Estadual e Federal, do BNB, CAR, SEAGRI, EBDA, IRPAA, UNICAFES, SEBRAE e a Agência de Promoção de Exportação e Investimento - Apex-Brasil que proporcionou a instalação da Praça Internacional da Sociobiodiversidade, reunindo empreendedores de outras regiões do País, como Norte e Centro-Oeste, além de atrair investidores estrangeiros. Ainda, durante o festival, a Apex-Brasil assinou o seu primeiro convênio com empreendimentos cooperativista no Brasil, liberando R$ 1 milhão para promoção dos produtos da sociobiodiversidade brasileira. “Consideramos a reprensatividade, liderança e maturidade do trabalho da Coopercuc para viabilizar esse convênio, que é o primeiro do País”, afirmou o diretor de negócios da Apex, Rogério Belline, argumentando sobre a escolha da Coopercuc para fazer a gestão do convênio que trata do fortalecimento das cooperativas que trabalham os produtos resultantes da sociobioverdade brasileira.
A cada ano que passa o Festival Regional do Umbu consolida-se como um dos mais representativos eventos envolvendo o tema agricultura familiar. Agora em sua 5ª edição o evento que começou tímido, contudo projeta-se para amplitude internacional, consequência de um brilhante trabalho desenvolvido pela COOPERCUC, entidade que está entre as 44 melhores práticas do mundo, segundo a Habitat/ONU.
Ao meio dia, da sexta-feira, o cenário do Festival foi palco para o lançamento da Frente Parlamentar para Convivência com o Semiárido. Evento, que contou com a presença de vereadores de Uauá, Juazeiro, Curaçá, Sobradinho, Remanso e Pilão Arcado. Outro momento político foi à visita do Governador Jaques Wagner e sua comitiva ao Festival, que além de inaugurar a BR 235 (trecho Uauá à Canché), falou de algumas propostas do governo para a região e garantiu recursos para a construção da Unidade de Processamento de Frutas em Uauá.
O sucesso do evento demonstra que a região é repleta de riquezas e de pessoas com vontade de modificar a realidade ao qual está inserida, respeitando as peculiaridades ambientas da região e que está disposto a lutar para conquistar a valorização do semiárido.
Por: Jorge Trindade - Coordenador Geral do 5º Festival Regional do Umbu
Fotos: William França
Nenhum comentário