ANUNCIANTES

Mesa Sindical proposta pela Reitoria da Univasf é acolhida pelo Sindicato dos Docentes‏

A proposta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), de instituir um canal permanente de diálogo com as entidades sindicais foi acolhida pelo Sindicato dos Docentes da Univasf (Sindunivasf). A Mesa Sindical foi oficializada no sábado (26) durante o VIII Encontro Regional Nordeste II do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), realizado em Petrolina (PE), no campus sede da Univasf. Ao elogiar a iniciativa, o presidente do Sindunivasf, Fernando Souto lembrou o equilíbrio das ações da Reitoria durante a recente greve nas universidades federais; avaliou o papel dos sindicatos e argumentou sobre a ‘tensão’, que segundo ele, envolve as instâncias representadas. “O discurso do sindicato não pode se confundir com o discurso da instituição. A gente tem uma expectativa que essa Mesa funcione e não seja algo meramente simbólico”, defendeu.

Sobre as motivações da proposta, o reitor e o vice-reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima e Telio Nobre Leite afirmaram que a Mesa reflete o compromisso com o programa de gestão assumido com os segmentos docente, técnico e discente à época da consulta para escolha de reitor e vice-reitor, em outubro de 2011 e pactuado com a equipe para a respectiva execução. Durante a reunião de instalação da Mesa, Julianeli e Telio fizeram breve relato sobre a implantação da Univasf, enfatizaram as expectativas expressas pela comunidade acadêmica e a perspectiva de consolidar os espaços democráticos na universidade. “Nós enquanto gestores dependemos de ações que envolvem toda a comunidade acadêmica, desde os docentes, aqui hoje representados pelo Sindunivasf e pelo Andes, técnicos-administrativos que estão em processo de formação de sindicato, e os discentes; sem dúvida, essas políticas vão contribuir muito para fomentarmos o debate e para a qualidade das ações executadas no âmbito da universidade, perspectivas que agora se ampliam com a instalação da Mesa Sindical”, ressaltou o reitor.

A ampliação dos espaços de poder internos e a relação com a comunidade externa foram referenciadas por Julianeli como princípios da gestão e indutores de mudança da cultura institucional. Ele também citou os fóruns de discussão dos segmentos acadêmicos com a Reitoria, já instituídos; a recente institucionalização da Câmara de Assistência Estudantil, e o novo espaço constituído com o segmento sindical. “Queremos discutir uma agenda propositiva com os sindicatos, que venha dar um suporte a mais para os docentes, técnicos-administrativos e contribuir para o nosso amadurecimento político e para o desenvolvimento da nossa região”. Conforme a Reitoria, as pautas que vão compor a agenda da Mesa Sindical serão apresentadas pelo Sindunivasf. A próxima reunião deverá ser realizada na primeira quinzena de março.

Para o primeiro vice-presidente do Andes, Luiz Henrique Schuch, a proposta da Univasf, além de se configurar como abertura de espaços de participação, terá impacto positivo no conteúdo das pautas de trabalho. “Quando se abre os espaços de comunicação, nós não queremos diminuir os tensionamentos, ao contrário, às vezes até se ampliam, mas se ampliam no conteúdo, naquela divergência de ideias, e aí é positivo e tem que ser, inclusive, incentivado, respeitado, olhado no seu lado positivo, é aquele ponto onde o atrito é uma forma de atrito de trabalho construtivo, e não um atrito de desperdício absoluto de energia. Acho que isso foi compreendido aqui”, avaliou Luiz Henrique Schuch.

O encontro entre os dirigentes da universidade e a Diretoria do Sindunivasf para instalação da Mesa contou com a participação de representantes do Andes, da Regional NE II e das Seções Sindicais da Universidade Federal de Campina Grande (AduFCG), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern), Universidade Federal Rural de Pernambuco (AduFERPE) e demais docentes da Univasf, representantes do Comando de Greve, criado durante a paralisação da categoria no ano passado.

Klene Barreto de Aquino 
Foto: Karine Nascimento
Ascom Univasf

Nenhum comentário