ANUNCIANTES

GUARDA MUNICIPAL NA BAHIA, PROFISSÃO DE ALTO RISCO‏

Estatística inédita no estado revela crescimento do número de assassinato de Guardas Municipais

A Bahia vem se destacando nos últimos anos em termos de mobilização de Guardas Municipais em busca de suas melhorias, estruturação, da organização legal, comando das GM´s e realização de diversos eventos relacionados a segurança pública municipal. Porém infelizmente ultimamente também tem se destacado em outra área: Assassinato de Guardas Municipais. Até então não se tinha dados concretos sobre mortes destes agentes no estado baiano, e a Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais – FEBAGUAM, fez um levantamento pesquisando através de vários sites de notícias deste estado nordestino e conseguiu constatar que nos últimos 3 anos, de 2010 à 2012, teve uma aumento bastante expressivo no número de óbitos por assassinato.
Os motivos são diversos, e os crimes ocorrem tanto em serviço como também fora dele. Mesmo sendo o estado que ainda não possui nenhuma GM oficialmente armada nas ruas, a Bahia conseguiu superar no ano de 2012 o estado de São Paulo, que no segundo trimestre do ano passado teve uma serie crise de violência onde o número de agentes de segurança pública aumentou drasticamente. Enquanto São Paulo registrou 9 (nove) assassinatos de GM´s a Bahia registrou 10 (dez) em 2012.


Aumento de 100% em assassinatos de Guardas Municipais no estado da Bahia entre 2011 e 2012

Neste ano de 2013 já começaram a aparecer os primeiros assassinatos de guardas pelo Brasil, o primeiro aconteceu em Recife, onde o guarda municipal de Vitória de Santo Antão/PE que estava visitando familiares foi morto e no segundo caso o guarda municipal de Campos/RJ foi assassinado a facadas dentro de sua residência. Recomendamos aos demais colegas que façam um levantamento nos demais estados para que possamos termos maiores dados em relação a mortes de guardas municipais em todo o território brasileiro. 

Fonte: FEBAGUAM



GUARDA MUNICIPAL DE CAMPOS (RJ) É ASSASSINADO A FACADAS DENTRO DE CASA
Cláudio Luiz Viana Maurício era Guarda Municipal na cidade de Campos. Assassinato com facadas chocou amigos e família da vítima. Um Guarda Municipal, com mais de dez anos de corporação, foi encontrado morto em casa neste sábado (19). O corpo de Cláudio Luiz Viana Maurício foi encontrado no quarto dele, no bairro Vivenda dos Coqueiros, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Segundo colegas de farda, Cláudio havia trabalhado na noite da última sexta-feira (18) na segurança do Cepop. Eles teriam dado falta de chaves que estavam com ele e foram procurá-lo em casa. Estranharam o fato de ninguém atender aos chamados e o portão estar trancado. A polícia foi acionada por volta das 15h. Quando chegou ao local, encontrou Cláudio esfaqueado e já morto, no segundo andar da casa. Foram cerca de sete marcas de facas.

A vítima foi vista ainda na madrugada deste sábado (19) com um outra pessoa em um bar no mesmo bairro. Familiares disseram que não conhecem o homem que estaria acompanhando o guarda. Policiais Civis estiveram no local e vizinhos se aglomeraram na rua. O assassinato chocou os amigos da vítima. Segundo a Polícia Civil, o corpo do Guarda Municipal ainda está no local do crime. A polícia está investigando o caso.

Fonte: G1 Norte Fluminense

GUARDA MUNICIPAL GOIÂNIA (GO) DESARMADO LEVA TIRO DE INTERNO DE CASA DE ACOLHIDA DA PREFEITURA



E ainda tem quem pergunte: "para que a Guarda armada?" 

Um homem de 24 anos foi preso na sexta-feira (18) após atirar contra um guarda municipal, dentro da Casa de Acolhida Cidadã, no Setor Campinas, em Goiânia-GO. De acordo com a vítima, ele e outros colegas foram acionados para comparecer na unidade, pois um grupo estava fumando pedras de crack no local. “Quando entramos na unidade ele já pegou a faca e, quando tentamos fazer a abordagem, ele pegou a arma e efetuou o disparo que pegou de raspão na minha mão”, conta Rogério Sarmento, que teve apenas ferimentos leves.

De acordo com a Agência da Guarda Municipal de Goiânia (AGMGO), com o suspeito foi encontrado um revólver calibre 38, duas munições, uma faca, cachimbo e porções crack. Ele foi encaminhado para o 5º Distrito Policial (DP), onde prestou depoimento e aguarda decisão da Justiça.

Insegurança 

Colegas do guarda atingido de raspão reclamam da fragilidade da Guarda Municipal. “É difícil combater arma de fogo com taser (arma a de choque). Além disso, atualmente a Guarda possui apenas 20 coletes a prova de balas para atender mais de 1,2 mil homens”, lamenta o guarda Markley Soares.

Comanda da Guarda Municipal informou que já enviou um projeto para a Secretaria Nacional de Segurança Pública solicitando verbas para serem usadas aquisição de novos equipamentos de segurança. Em relação sobre o possível uso de armas de fogo, o órgão informou que já está em fase final a concretização de um convênio entre Polícia Federal e a prefeitura para o início dos treinamentos que permite a utilização desses equipamentos.

Além disso, o comandante da AGMGO afirmou que irá reforçar a segurança na Casa de Acolhida do Setor Campinas. “Iremos reunir com a diretoria da Casa de Acolhida para garantir melhor segurança no local. Estamos fazendo parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil para garantir um serviço de mais qualidade para a população”, ressalta João Augusto de França Neto.

Fonte: G1 

Veja essa notícia completa e muitas outras na página da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais - FEBAGUAM, através do link: http://www.febaguam.blogspot.com.br

Nenhum comentário