ANUNCIANTES

Resultados 3T12 Telefônica Brasil - Operadora alcança 91,9 milhões de acessos e lidera o setor‏



- Número total de acessos foi 11,6% superior ao 3º trimestre do ano passado

- Telefonia móvel cresceu 14,6%resultando em um aumento na participação de mercado, que atingiu 29,7% 

- Foco em qualidade alavancou crescimento nos segmentos móveis de maior receita
e aumentou a fidelização dos clientes de voz fixa

- Rentabilidade atingiu margem de 34,4% no trimestre e EBITDA registrou R$ 2,91 bilhões


São Paulo, 06 de novembro de 2012 - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) recebeu hoje o balanço do terceiro trimestre da Telefônica Brasil, que inclui os resultados obtidos com os serviços fixos e móveis da companhia. A empresa fechou o período com 91,9 milhões de acessos, 11,6% a mais que o terceiro trimestre de 2011. Os serviços móveis totalizaram 76,8 milhões de acessos, número 14,6% superior a igual período do ano passado.

Com o crescimento da planta de acessos em telefonia móvel, a operadora tem agora participação total no mercado de 29,7%, consolidando-se como a líder do setor no país. A liderança também se deu nos segmentos de maior receita, como é o caso do pós-pago, no qual a empresa ficou com uma fatia de 36,9%, sendo que, dos novos clientes pós-pagos no mercado, aproximadamente 43,6% escolheram a Vivo. Já no segmento de dados móveis, a empresa atingiu um marketshare de 48,1% nesse trimestre.

Além disso, a banda larga fixa registrou crescimento de 5,7%. Nesse segmento, a Telefônica|Vivo atingiu 3,8 milhões de acessos no trimestre. Contribuiu para esse resultado o aumento de casas conectadas com o serviço Vivo Fibra, quando a companhia alcançou cerca de 104 mil acessos especificamente nesse segmento.

Qualidade fideliza clientes e receita cresce

A Telefônica|Vivo registrou uma crescente fidelização de clientes em razão da qualidade superior dos serviços oferecidos. A empresa permaneceu em primeiro lugar entre as operadoras móveis do setor no IDA (Índice de Desempenho do Atendimento, apurado pela Anatel/Agência Nacional de Telecomunicações) no quesito ligado à satisfação do cliente. Novas ofertas integradas entre móvel e fixo também contribuíram para o aumento da fidelização de clientes de voz fixa.

As campanhas promovidas pela empresa no terceiro trimestre impactaram positivamente os resultados e a forte adesão aos planos Vivo Ilimitado seguiram impulsionando as receitas de serviço móvel. O volume financeiro de recargas manteve um forte crescimento no período, registrando uma expansão de 21% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O fato ocorreu mesmo diante de um crescimento relativamente menor da base pré-paga, de 13,9%.

No trimestre, a receita operacional líquida apresentou crescimento anual de 2,1%. Já a receita líquida de serviços móveis manteve forte incremento anual, atingindo elevação de 8,1%, alavancada pela receita de voz e de consumo de dados. Outro ponto positivo do balanço indica, ainda, uma elevação anual de despesas operacionais inferior ao crescimento da receita, demonstrando a gestão eficiente da companhia.

O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) do trimestre atingiu R$ 2.911,2 milhões, com margem de 34,4%. O resultado líquido (lucro) ficou em R$ 935,8 milhões no terceiro trimestre em razão de um menor valor de juros sobre capital próprio declarado até o momento. O resultado, acumulado até o final de setembro, totalizou R$ 2.977,9 milhões.

Aumenta a receita de dados e SVAs

No terceiro trimestre, o peso da receita de dados e dos SVAs (Serviços de Valor Adicionado) representou 27,8% da receita líquida de serviços móveis, um crescimento de 2,2 pontos percentuais ante o mesmo período de 2011. O fato deu-se em razão do sucesso de serviços como o Vivo Som de Chamada, Vivo Segurança Online e a plataforma de e-learning Kantoo.

A receita com SMS registrou uma expansão de 18,5% no ano, ao passo que a internet móvel avançou 16,4% na comparação com o terceiro trimestre de 2011 e já responde por 49,9% da receita de dados no trimestre. Contribuíram para esse resultado ocrescimento das vendas de modems, smartphones e novos planos 3G Plus, além do crescente sucesso na venda da oferta Vivo Sempre Internet para clientes pré-pagos.

“O crescimento de acessos verificado no terceiro trimestre de 2012 reflete o esforço que a empresa tem feito para se diferenciar pela qualidade de serviços que oferece”, afirmou Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica Brasil. O esforço tem obtido sucesso na fidelização de clientes, como atesta o índice de satisfação de usuários da Anatel.  “Estamos conquistando uma maior presença em todos os mercados”, acrescentou. Ele ressaltou, ainda, que já em novembro a empresa celebrará a instalação de mais uma antena 3G, chegando à marca de três mil municípios cobertos pela tecnologia.

“Campanhas criativas, produtos de qualidade e o grande interesse do cliente por novidades tecnológicas são fatores que contribuem para o aumento de acessos e de tráfego que temos registrado”, afirmou Paulo Cesar Teixeira, diretor-geral da Telefônica Brasil. Ele observou o importante papel que tiveram o lançamento de produtos como o Vivo Fixo e o Vivo Box em várias cidades do país para impulsionar a receita trimestral.

Telefônica | Vivo
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário