ANUNCIANTES

Risco de COÁGULOS SANGUÍNEOS em mulheres que tomam pílulas ANTICONCEPCIONAIS contendo DROSPIREDONA

*Dr. Fabrício Teodoro
O FDA (Agência Governamental Americana que lida com o controle sobre medicamentos e é referência mundial) concluiu estudos recente, constatando aumento do risco de coágulos sanguíneos em mulheres que fazem uso de anticoncepcionais com Drospirenona (sintético da progesterona, hormônio)em sua formulação.
Os rótulos de drogas revistos ( Beyaz , Safyral ,Elani , Yasmin e Yaz ) passarão a informar que alguns estudos epidemiológicos relataram aumento de três vezes o risco de formação de coágulos de sangue para Drospirenona, quando comparados com outros produtos que contém Levonorgestrel ou alguns outros análogos sintéticos, enquanto que outros estudos epidemiológicos não encontraram um risco de coágulos de sangue com produtos que contêm drospirenona. As etiquetas também deveram incluir um resumo dos resultados anteriormente lançadas de um estudo financiado pela FDA. As estas empresas no cenário brasileiro estão vendo formas de somente trazerem esta informação na bula, para não perderem mercado com a informação trazida logo na embalagem.
Os profissionais de saúde devem considerar os riscos e benefícios das pílulas anticoncepcionais contendo da drospirenona e o risco da mulher desenvolver um coágulo de sangue antes de prescrever esses medicamentos. E considerar o possível surgimento de borras de sangue fora do período menstrual, mesmo fazendo uso de cartelas de 28 dias que interrompem a menstruação.

Maiores informações: http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm299305.htm#table

Por : Fabrício Teodoro R. da Silva é farmacêutico e bioquímico

Nenhum comentário