Guarda Municipal e voluntários tentam apagar incêndio em serra de Jacobina
Desde segunda-feira, 19 que a Guarda Municipal de Jacobina e alguns voluntários vem tentando acabar com um incêndio na Serra do Cruzeiro, que iniciou nas proximidades do Rua Quintino Bocaiúva no alto da Serrinha.
Segundo informações de populares o fogo foi iniciado por uma moradora do bairro que tentou espantar um animal que estava em uma loca de pedra no fundo do quintal.
A partir deste momento uma enorme cortina de fumaça se formou nas serra, não sendo possível conter as chamas que se propagam até hoje.
Nossa equipe de reportagem esteve hoje no local e constatou as dificuldades para conseguir debelar o fogo que se propaga com a elevação da temperatura.
Os Guardas Municipais, Erivaldo, Edemilson (Rambo), Jorge e Edmilson, acompanhados de um componente do grupo Ecológico Serra Verde já não tinham água nem para beber e mostravam sinais de cansaço quando lá chegamos. Com a noticia que a Brigada de Emergência da Yamana Gold estaria chegando para ajudar no combate ao incêndio os GMs se dispuseram a continuar a luta e somar forças para vencer o desafio de conter as chamas.
Lugar de difícil acesso para veículos, e com ventos fortes ficou clara a necessidade de um planejamento do município nesta área da segurança da população, Jacobina já não pode mais continuar esperando e sim ter a sua própria Brigada de Emergência.
Por duas vezes esta semana a Yamana Gold colaborou com o município enviando uma equipe de brigadistas composta pelos profissionais Erick, José Cordeiro e o Técnico em Segurança do Trabalho Leuzes, para combater o incêndio na Serra do Cruzeiro, nas duas ocasiões um mesmo problema se repetiu a falta d’água para reabastecer o carro da Brigada de Emergência, o que é lamentável porque quem deveria está mais preocupada com o incêndio na serra deveria ser a administração publica municipal, porém não notamos grande ajuda por parte da mesma.
Só nos resta agora pedir a Deus que numa data tão importante como esta, 21 de setembro, em que comemoramos o dia da árvore, a população possa refletir sobre os males que vem causando a natureza e consecutivamente a si própria. defensores Ainda queremos parabenizar aos bravos Guardas Municipais, Brigadistas e defensores da ecologia que lá estiveram para dar sua colaboração por menor que seja.
Nenhum comentário