ANUNCIANTES

Univasf sedia reunião do Fórum de Pró-reitores de Extensão da Bahia‏

Pró-reitores e coordenadores de Extensão de cinco universidades públicas da Bahia se reuniram hoje pela manhã na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Petrolina Sede, para a reunião do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades e Institutos públicos do estado. Foi a primeira vez que a Univasf sediou o encontro, que agrega três universidades federais, quatro estaduais e o Instituto Federal Baiano (IF Baiano).

Durante a reunião do fórum, os participantes discutiram a organização do Congresso Nordestino de Extensão, que vai ser realizado em Abril de 2012 na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que em 2010 articulou pesquisa e extensão e destinou R$ 800 mil para mais de 200 projetos na Bahia. O edital foi solicitado pelo fórum, sendo a primeira edição que contemplou experiências em tecnologia social e economia solidária no estado. Agora os pró-reitores querem que essa modalidade se consolide através de editais anuais, com uma próxima edição a ser executada em 2012.

A reunião realizada na Univasf reuniu os pró-reitores de extensão Ana Rita Santiago, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Dulce Aquino, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Maria Helena Besnosik, da UEFS, que veio acompanhada do coordenador de extensão, Washington Moura; Denise Nossa, gerente de cultura e artes da Universidade do Estado da Bahia, representando a vice-reitoria e pró-reitora Adriana Marmori; o pró-reitor de integração da Univasf, Deranor Gomes e dos diretores, Márcia Medeiros, de Assuntos Comunitários e Relações Regionais e Internacionais e César Silva, de Extensão. O vice-reitor da instituição, Paulo Cesar Lima, também esteve na reunião e lembrou da importância da parceria entre as universidades.

O Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades e Institutos públicos do Estado da Bahia começou a funcionar no 1º Congresso de Extensão do Nordeste, realizado em 2007, com a concepção de que a extensão deveria sair do viés assistencialista para promover um diálogo entre os saberes produzidos pela universidade e a sociedade, como informou a representante da UEFS, Maria Helena Besnosik. “A extensão tem um papel fundamental na nova política de desenvolvimento social do país e deve aproveitar o atual momento de valorização da educação pública”, completou Dulce Aquino, pró-reitora da UFBA.

Foto: Raoni Santos

Fabíola Moura

Nenhum comentário