ANUNCIANTES

Para estacionar em Bonfim agora você terá que pagar

Com o objetivo de organizar o trânsito na cidade de Senhor do Bonfim, foi apresentado na última sexta, 05 no Auditório da Câmara, um projeto que visa determinar zona azul na cidade, que obriga ao motorista pagar para estacionar o seu veículo no centro da cidade.

A implantação de zonas azuis em área urbanas está integrada ao Sistema Orgânico de Transportes Públicos de todo o município, que também incorpora um Projeto de Trânsito.

O urbanista e arquiteto, Dr. Carlos Alberto Querino e Silva, analista de sistemas e principal responsável pelo detalhamento da Zona Azul demonstrou como o novo modelo está fadado “a humanizar o trânsito e favorecer o desenvolvimento de todos os segmentos da economia municipal nos seus diversos setores”. O Dr. Querino, que desde 2008 levanta históricos de Senhor do Bonfim, mencionou seus estudos sobre as funções da ferrovia, os projetos rodoviários BR e BA, seus atendimentos, volumes de tráfego, origem/destino dos transportes urbanas e rurais, para justificar o modelo de projeto proposto para o município.

O projeto apresentado, embora toda a ênfase dada às zonas azuis, prevê o uso de 70 veículos (ônibus) para contemplar todo o município com 34 linhas de transportes, interligando a sede, os distritos e povoados. Nos mapas exibidos, o Dr. Querino (também examinador nacional da Qualidade Nacional de Transportes Públicos) apontou lugares de aglomeração ou de demanda pública, tal o Hospital Regional, como pontos obrigatórios de circulação do sistema municipal de transporte que deverá surgir. “Nenhum bairro pode ficar sem linha, bem assim nenhuma área crítica de estacionamento ou descarga deve ficar sem uma solução, para o bem de todos”

Representantes do Projeto ao responderem dúvidas usaram as expressões seguintes: “A idéia da Zona Azul é simplesmente a de geração de vagas”; “Mas também incorpora valores estéticos à cidade”; “Elimina conflitos de estacionamento”; “Organiza a logística de distribuição de bens”; “Reduz o tempo de circulação dos veículos no trânsito”; “Onde existe Zona Azul, um dos efeitos benéficos é que no local o furto cai a zero”; “Existe tarifação, sim, mas deverá ser irrisória, porque a Prefeitura não objetiva lucrar com esse serviço”; “Senhor do Bonfim é das primeiras da Bahia a implantar a Zona Azul”.


O prefeito Paulo Machado ressaltou a importância da Audiência Pública e o valor dos planos: Não somos de tomar decisões isoladas. É princípio e virtude do nosso governo escutar a opinião da sociedade como um todo, e nesse particular principalmente a opinião dos comerciantes locais. É como poderemos garantir a criação de vias circulares e alternativas, determinações de espaços de circulações de ônibus, carga e descarga, etc. Enfim, uma política de trânsito clara e objetiva. fonte: portal campo formoso

Nenhum comentário

dsd